Disciplinas

Aqui você pode encontrar informações sobre as disciplinas ofertadas pelos professores do LAFISE para a graduação, tão como para o programa de pós graduação em ciências do esporte da UFMG.

DISCIPLINAS OFERTADAS PELO LAFISE PARA GRADUAÇÃO

Clique aqui para mais informações.

EEF027 – Tópicos Especiais em Fisiologia do Exercício – Atividades físicas/treinamento físico e doenças crônicas não transmissíveis 

PROFESSOR: Dra. Danusa Dias Soares

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Optativa – a partir do 4° período

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: A disciplina de tópicos avançados em fisiologia do exercício – Atividades físicas e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), se apoia em conceitos apresentados na “fisiologia humana” e na “fisiologia do exercício”, trazendo uma abordagem de caráter mais aplicado. Busca a compreensão de aspectos epidemiológicos destas doenças, bem como seu impacto no funcionamento do nosso organismo e nas nossas relações com a sociedade. Aborda o papel do exercício físico e das atividades físicas, tanto numa perspectiva sistêmica quanto celular, como fatores de prevenção e como adjuvantes não farmacológicos no tratamento dessas doenças. Essa abordagem leva em consideração a atuação do professor/profissional de Educação Física tanto na escola quanto nos clubes, academias, programas de saúde pública etc.

EFI816 – Fisiologia do Exercício e Nutrição 

PROFESSOR: Dra. Danusa Dias Soares

CARGA HORÁRIA: 60 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: Nesta  disciplina  são  abordadas  as  adaptações  agudas  e  crônicas(treinamento ao exercício  físico buscando  entender  estas adaptações tanto numa perspectiva celular (molecular) quanto sistêmica.  Busca-se também com esta disciplina, a integração dos conhecimentos teóricos da fisiologia do exercício com aqueles oriundos da Nutrição. Há ênfase nos aspectos metabólicos e endócrinos que unem vários aspectos da Fisiologia do Exercício e da Nutrição

Bases Fisiológicas do Treinamento Esportivo 

PROFESSOR: Dr. Luciano Sales Prado

CARGA HORÁRIA: 30 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Fisiologia do Exercício

INFORMAÇÕES: A disciplina é oferecida na forma de seminário, com apresentação de trabalhos por parte dos alunos sobre os temas pertinentes à disciplina, eventuais aulas expositivas e palestras de convidados. São tratados temas da Fisiologia do Exercício que possuem direta associação com o treinamento esportivo, e o embasam cientificamente. A apresentação dos trabalhos é avaliada. Além disso, são realizados trabalhos escritos e uma avaliação final.

EFI052 – Fisiologia do exercício

PROFESSOR: Dr. Dawit A. P. Gonçalves

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Obrigatória – 4° período de Ed. Física (Licenciatura Diurno) 

PRÉ REQUISITO: Fisiologia e Biofísica Aplicada à Educação Física 

INFORMAÇÕES: A disciplina abordará os conceitos de bioenergética assim como as respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios e musculoesquelético) durante o exercício físico. As adaptações fisiológicas promovidas por diferentes tipos de treinamentos físicos também serão estudadas. O conteúdo programático será discutido com base em atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física Escolar. 

EEF027 – Tópicos em educação física e esportes b: adaptações musculoesqueléticas na saúde e na doença

PROFESSOR: Dr. Dawit A. P. Gonçalves

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Optativa (alterna entre diurno e noturno) 

PRÉ REQUISITO: Anatomia, Bioquímica e Fisiologia e Biofísica Aplicada à Educação Física 

INFORMAÇÕES: A disciplina apresentará os conceitos básicos da estrutura macroscópica e microscópica do tecido muscular esquelético bem como os mecanismos extra e intracelulares responsáveis pela plasticidade desse tecido. Além disso, as adaptações musculoesqueléticas em resposta ao treinamento físico e as patologias debilitantes que levam a perda de massa muscular, assim como a interação dessas condições, serão discutidas, apresentando a base celular e molecular que fundamentam as estratégias de otimização dos efeitos do treinamento físico e as possíveis terapias no combate da disfunção muscular com impacto na fisiologia de todo o organismo.

EFI052 TN4 – Fisiologia do Exercício

PROFESSOR: Dr. Samuel Penna Wanner

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Obrigatória – 4° período de Ed. Física bacharelado Noturno

PRÉ REQUISITO: Fisiologia e Biofísica Aplicada à Educação Física

INFORMAÇÕES: Ao longo da disciplina, será ensinado como calcular o gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Serão também apresentados os mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatório, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão ainda apresentadas as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes. Os conteúdos desenvolvidos são fundamentais para que os futuros profissionais de Educação Física possam entender os benefícios do exercício físico para a saúde, assim como entender as bases fisiológicas do treinamento esportivo

EEF027 TTERM – Termorregulação e exercício físico

PROFESSOR: Dr. Samuel Penna Wanner

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: Apresentação das respostas termorregulatórias, mais especificamente a produção e a dissipação de energia térmica (calor), induzidas por diferentes tipos de exercícios físicos, assim como os mecanismos fisiológicos subjacentes a essas respostas. Discussão da importância de vários fatores (a intensidade e a duração do esforço físico, o meio ambiente, o condicionamento físico, a aclimatação ao ambiente quente, a idade e o sexo) na modulação dessas respostas termorregulatórias. Os conteúdos discutidos são importantes para que os professores e profissionais em formação possam prescrever aos seus futuros alunos exercícios seguros e confortáveis, levando-se em consideração a regulação da temperatura corporal.

DISCIPLINAS OFERTADAS PELO LAFISE PARA PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ESPORTE – UFMG

Clique aqui para mais informações.

EFI816 – Fisiologia do exercício

PROFESSOR: Dra. Danusa Dias Soares

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: Nesta disciplina são abordadas as adaptações agudas e crônicas ao exercício físico buscando entender estas adaptações tanto numa perspectiva celular (molecular) quanto sistêmica. Busca-se também com esta disciplina, a integração dos conhecimentos teóricos da fisiologia do exercício com aqueles oriundos de outras áreas das Ciências do Esporte.

EFI817 E – Tópicos especiais: Seminários em tópicos avançados de fisiologia do exercício

PROFESSOR: Dr. Samuel Penna Wanner / Danusa Dias Soares / Dawit A. P. Gonçalves 

CARGA HORÁRIA: 30 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: Seminários envolvendo a apresentação de artigos científicos e projetos de pesquisa em tópicos avançados de fisiologia do exercício. Para além, a disciplina será desenvolvida em conjunto com as reuniões científicas semanais do Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE). Essas reuniões são coordenadas pelos pesquisadores vinculados ao LAFISE e consistem da apresentação de projetos de pesquisa ou artigos científicos elaborados na fronteira do conhecimento, abordando diversos aspectos atuais e avançados na área de fisiologia do exercício, tais como as respostas cognitivas, cardiovasculares, metabólicas e musculares relacionadas ao desempenho físico em ambientes extremos (calor e frio) e em condições fisiológicas (e.g., envelhecimento) e patológicas (e.g., diabetes mellitus). Para mais, pesquisadores externos ao LAFISE poderão ser convidados para apresentarem projetos inovadores em Fisiologia do Exercício.

EFI819 – Seminário em termorregulação e exercício

PROFESSOR: Dr. Samuel Penna Wanner

CARGA HORÁRIA: 45 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: Apresentação de artigos científicos (experimentais e revisões de literatura) que foram publicados recentemente e que são fundamentais para o entendimento das respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico. Durante as apresentações, os estudantes terão a oportunidade de discutir os conteúdos dos artigos científicos com profundidade. Serão abordados temas importantes relacionados à termorregulação durante o exercício físico, tais como mecanismos efetores de troca de calor com o ambiente, desempenho físico, idade, percepção térmica, ritmos circadianos e riscos associados com a realização de exercícios em ambiente quente. Os discentes terão vivência prática, dentro do laboratório, referente à realização de medidas de parâmetros termorregulatórios tanto em seres humanos quanto em ratos submetidos ao exercício físico.

EFI821 – Fisiologia do exercício pediátrica

PROFESSOR: Dr. Samuel Penna Wanner

CARGA HORÁRIA: 30 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há

INFORMAÇÕES: serão abordados inicialmente na disciplina os eventos biológicos da maturação durante a puberdade. será estudado o desenvolvimento de parâmetros antropométrico,percentual de gordura, massa magra e caracteres sexuais secundários durante a infância e a puberdade. serão, ainda analisados outros parâmetros de desenvolvimento biológico, assim como influencia da atividade física sobre o desenvolvimento durante a puberdade. em seguida, será analisado o desenvolvimento e a treinabilidade das qualidades físicas básicas durante a infância e a puberdade.

EFI817 D – Controle da plasticidade e função muscular esquelética

PROFESSOR: Dr. Dawit A. P. Gonçalves 

CARGA HORÁRIA: 30 horas

NATUREZA: Optativa

PRÉ REQUISITOS: Não há.

INFORMAÇÕES: A disciplina, por meio da interação com pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa, apresentará estudos atuais e avançados sobre os mecanismos fundamentais de controle do remodelamento e da função muscular esquelética em condições fisiológicas (como o exercício físico e o estresse térmico ambiental) e fisiopatológicas. Mais especificamente, serão explorados os fatores extra e intracelulares (i.e., fatores nutricionais, hormonais, neurais e mecânicos) envolvidos com a plasticidade do tecido muscular, com destaque para os aspectos celulares, metabólicos e moleculares.

%d blogueiros gostam disto: